Vai um mergulhinho?….Saudável!

Vai um mergulhinho?….Saudável!

Sol, calor, mar e praia são a combinação perfeita para revigorar após um ano de trabalho, ou simplesmente para relaxar no fim-de-semana. É uma rotina completamente diferente, mas na qual não devemos descurar os cuidados com a alimentação, até porque nestas circunstâncias há que ter cuidados específicos.

O calor e a exposição solar têm às vezes um certo efeito anorexiante, todavia não devemos esquecer que uma das regras básicas da alimentação saudável consiste em não passar mais de 3h a 3h30 sem comer, de forma a repor energia, água e todos os nutrientes necessários ao nosso bem-estar e funcionamento pleno do nosso organismo.

 

Aconselham-se alimentos leves, de fácil digestão, como por exemplo, a fruta, que permite reforçar o aporte de vitaminas e antioxidantes, bem como de água; as sanduíches com atum ou ovo cozido, decoradas com folhas de alface, tomate, pepino…etc., podem ser outra deliciosa sugestão.
Evite as maioneses e molhos muito perecíveis que se alteram facilmente com o calor. Devemos conservar os alimentos mais sensíveis, como os iogurtes, saladas, sanduíches em geleiras à sombra, sendo dos primeiros a consumir.

A hidratação é muito importante e a melhor bebida para o efeito é a ÁGUA, podendo também ser utilizados sumos naturais, limonadas, chás frios, evitando refrigerantes, bebidas açucaradas, assim como bebidas alcoólicas, as quais têm um efeito diurético, podendo aumentar o risco de desidratação.

Leve cenouras cortadas às tiras para ir petiscando, são frescas, boas fornecedoras de vitaminas, minerais e beta-caroteno uma substância com propriedades antioxidantes e que ajudam no bronzeamento da pele.

Para quem quer controlar o peso a melancia é um fruto muito interessante; tem uma elevada composição em água, muito fresca e hidratante, poucas calorias, rica em antioxidantes e ótima para ir comendo ao longo do dia de praia.

 

Alimentos salgados e doces consuma-os com muita parcimónia e não os substitua por alimentos saudáveis. Se quiser controlar o seu peso deverá mesmo evitá-los.

Biscoitos simples e bolachas pouco açucaradas podem ser consumidos moderadamente, juntamente com fruta e, como se conservam mais facilmente, podem ser dos últimos a ser consumidos.

Relaxe, divirta-se e cuide da sua saúde!

 

 

Ana Maria Oliveira, Nutricionista | Coach alimentar