Como ter férias mais conscientes?

Como ter férias mais conscientes?

Enfim, chegaram as férias!

E agora?
O que fazer?
Que actividades escolher para adultos e crianças?
Como aproveitar da melhor forma os poucos dias de quebra de rotina?

 

O período de férias surge como um escapar da rotina, com momentos de lazer, com períodos de descanso, com diversão, com encontros de amigos e, principalmente, com uma grande sensação de liberdade para miúdos e graúdos.

 

De que modo podemos usufruir das férias, de forma a satisfazermos todas as necessidades da família?

 

1- Intenção – Partilhar com a família o propósito das férias para cada uma das pessoas, incluindo as crianças, de forma a encontrar o equilíbrio e a satisfação de todos. Dias de descanso, dias de maior energia, dias de aventura, dias de cultura, dias de leitura, cada um pode dar a sua sugestão. Ao longo dos dias, é essencial ir percebendo se a intenção está a ser cumprida e se é necessário fazer alguns ajustes.

 

2- Aceitação – Mesmo as férias perfeitas podem ter momentos imperfeitos. Cada pessoa tem o seu critério de felicidade e aproveita as experiências de forma diferente. As crianças têm tendência a querer fazer muitas coisas ao mesmo tempo e a ter ideias inovadoras. Aproveite cada momento como se fosse o último, aceitando o fluir de cada dia.

 

3- Flexibilidade – Cada viagem oferece uma oportunidade de experimentar diferentes sensações e de conhecer diferentes pontos de vista. Seja no mesmo país ou em culturas diferentes, alargue a sua zona de conforto e conheça o melhor de cada lugar que visita. Mesmo quando o local já é habitual, há algo novo a acontecer e pessoas novas para conhecer. As crianças gostam de fugir à rotina nestes dias e ter a capacidade de as deixar brincar é fundamental.

 

4- Desconectar – Um dos objectivos das férias é sair da rotina, deixar o mundo laboral e desligar do dia-a-dia. Mesmo que não o consiga ou queira por completo, permita-se durante alguns momentos, os mais longos possíveis, desligar da rotina e do trabalho. No regresso vai agradecer-se essa oportunidade e os seus filhos também.

 

5 – Saborear – Aproveite cada momento de forma consciente, tendo noção de quantos momentos agradáveis está a experimentar e quão bom é quando nos permitimos aproveitar a vida e as pessoas de quem gostamos sem pressão e sem julgamentos. Partilhe com as pessoas à sua volta o que está a sentir e a pensar ao saborear esses momentos. O estado de felicidade e gratidão vai ser contagiante.

 

6- Celebrar o erro – Os planos que fazemos nem sempre correm como esperámos. Por vezes, em momentos de aventura e descoberta cometemos erros no caminho ou ficamos desiludidos com o que encontramos. Aproveite esses momentos para celebrar de forma divertida, ao invés de demonstrar desilusão. Rir dos próprios erros tem um efeito espectacular na nossa aprendizagem e no crescimento das nossas crianças.

 

7- Pausa – Permita-se ter momentos de pausa e permita aos outros terem também os seus momentos de inactividade ou descanso. Há sempre muita coisa para fazer e tirar algum tempo para ler, ouvir música, observar a paisagem ou apenas repousar poderá ser regenerador para todos.

 

8- Independência – As férias com filhos são, por vezes, um desafio para algumas famílias devido à energia das crianças e à vontade que têm em ser independentes. Ao contrário do que possa pensar ou sentir, as férias são o momento certo para permitir às crianças maior liberdade para que se sintam seguras, confiantes e amadas.

 

9- Imaginação e diversão – As crianças são feitas de sonhos. Têm um poder de imaginação muito desenvolvido. Aproveite e deixe-se contagiar!
Acima de tudo, desfrute o mais que puder das suas férias. Com paciência, tranquilidade, muito riso e imaginação adultos e crianças terão as férias mais conscientes e divertidas de sempre!

 

Boas férias!

 

Ana Rita Núncio, Psicóloga, Coach Parental  e Motivacional, Formadora e Palestrante