As crianças acompanham-nos nas rotinas, regras, relações e aprendizagens. No entanto, o seu mundo é completamente diferente do mundo dos adultos.
O mundo das crianças é repleto de cor, alegria, brincadeiras, curiosidade, gargalhadas, exploração, aventura, igualdade, autenticidade e muito amor. Acima de tudo, o mundo das crianças é cheio de sonhos coloridos e cheios de vida. Com águas cristalinas onde o sol brilha sempre e o tempo não nos foge por entre os dedos.
Do mundo das crianças também fazem parte as quedas, as feridas, as lágrimas, a tristeza e a frustração. E está tudo bem que assim seja pois só assim podemos crescer e reconhecer o que nos faz bem e o que queremos.
Algumas das necessidades das crianças são a segurança, o reconhecimento, a conexão e a exploração. Para que estas necessidades sejam satisfeitas devemos ter à mão as nossas competências de detetive, de forma a guiarmos o crescimento da criança sem pressão.
A curiosidade é o motor do cérebro da criança, dando-lhe o impulso para voar e aprender.
Como adultos, pais ou educadores devemos guiar o voo das crianças, colocando-lhes à disposição o que precisam para aprender, com supervisão e confiança.
Termos a capacidade de respeitar o tempo de desenvolvimento e aprendizagem dos nossos filhos é essencial para a sua auto estima.
A Parentalidade Consciente vai ao encontro das respostas adequadas para as necessidades das crianças, respeitando-as no seu todo, com comunicação, respeito e paciência:
- Os limites e os “nãos” são necessários e ajudam a lidar com a frustração, criando uma base sólida de resiliência;
- Fomentar a responsabilidade pessoal, a integridade e autenticidade são mais alguns valores da Parentalidade Consciente;
- As crianças têm o mesmo valor dos adultos, as suas opiniões e ideias são tão válidas como as de qualquer pessoa. Ouvir as crianças em presença plena ajuda-as a reconhecerem o seu valor e a expressarem-se de forma assertiva.
- Praticar o Amor Incondicional, apesar de dias desafiantes, birras, discussões e lágrimas.
O cinzento também é uma cor e faz parte dos nossos dias. Que consigamos aceitar todas as cores de braços abertos e que deixemos ir as que nos pesam e não nos permitem deixar as nossas crianças voar um voo livre no seu mundo.
Guiar as crianças no mundo dos sonhos, aceitando, vai permitir-nos observar ao amadurecer e ao despertar de adultos responsáveis, respeitadores, realizados e felizes.
Vamos Sonhar?
Ana Rita Núncio, Psicóloga, Coach Parental e Motivacional, Formadora e Palestrante